Entenda como a doença celíaca afeta a alimentação das crianças

A doença celíaca é uma alteração genética autoimune e é desencadeada pela exposição a alimentos com glúten (proteína presente em cereais como trigo) em pessoas predispostas.

Quando alguém que possui essa intolerância ingere alimentos com o glúten, desencadeia uma reação do seu sistema imunológico contra as células do organismo, causando uma inflamação.

Os primeiros sinais da patologia costumam aparecer ainda na infância, antes mesmo dos três anos, mas seu diagnóstico pode ocorrer em qualquer idade e afeta a rotina alimentar das pessoas acometidas pela disfunção.

Quando diagnosticada na primeira infância, as crianças têm maior facilidade de aceitar, se adaptar e seguir uma dieta adequada e sem glúten.

Saber identificá-la é o primeiro passo para evitar desconfortos e problemas.

Em quais alimentos o glúten está presente?

O glúten é uma proteína que pode ser encontrada em diversos alimentos, como o trigo, a aveia, o centeio, a cevada e o malte. No dia a dia, ele está presente em diversos cereais, bolachas, bolos, biscoitos, torradas, massas, entre outros.

No geral, uma alimentação balanceada inclui alimentos com glúten, mas, para pessoas que apresentam a doença celíaca, a recomendação é de que busquem um profissional para entender como retirá-la da dieta.

Sintomas, diagnóstico e tratamento

As manifestações da intolerância costumam acontecer logo nos primeiros anos de vida e os sintomas variam de acordo com a idade do paciente.

Em crianças, pode-se notar:

• Diarreia;
  • Vômitos;
  • Prisão de ventre;
  • Desconforto abdominal;
  • Cólica.

Já em adolescentes, esses sinais podem vir acompanhados por cefaleia e constipação.

Geralmente, a desconfiança clínica leva a realização de exames para detectar a doença. A maneira mais segura de se chegar a um diagnóstico correto é através de exames de sangue e biópsia do intestino.

No entanto, o tratamento comprovadamente eficaz é feito através da restrição a alimentos que contenham a proteína.

Nutrologia e tratamento da doença celíaca

Em Brasília, conta com o atendimento multidisciplinar e a orientação do Dr. Celso Melo, nutrólogo experiente para ajudar você no tratamento da doença celíaca.

(61) 9 9954-8881⠀

(RT: Dr. Celso de Paiva Melo | CRM-DF: 13137 | RQE: 6524, 5459 e 19116)