Conheça as causas da anemia e como a Nutrologia pode tratá-la

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a anemia é a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais.

Uma anemia pode ser causada por vários fatores, como a falta de nutrientes, como ferro, no corpo; doenças crônicas; lesão no sangue; problemas genéticos ou problemas relacionados à gravidez.

A anemia também pode ser causada por uma alimentação inadequada, com baixo teor de ferro, vitamina B12 e ácido fólico, ou por certos medicamentos.

Algumas pessoas também podem ter anemia como resultado de sangramento interno ou externo.

Os sintomas de anemia incluem fraqueza, fadiga, tonturas, dor de cabeça, batimentos cardíacos rápidos, pele pálida e falta de ar.

Se você tiver qualquer sintoma de anemia ou suspeita que tem anemia, consulte seu médico para um diagnóstico e tratamento adequados.

Conheça os principais tipos de anemia

Dependendo da causa, a anemia pode ser classificada em diferentes tipos.

• Anemia ferropriva: a anemia ferropriva é causada pela deficiência de ferro. O ferro é um mineral essencial para a produção de células sanguíneas saudáveis. Esta forma de anemia é a mais comum, geralmente afetando mulheres em idade reprodutiva.
  • Anemia por deficiência de vitamina B12: esta forma de anemia é causada pela deficiência de vitamina B12. Esta vitamina é essencial para a produção de células sanguíneas saudáveis.
  • Anemia aplásica: é causada por uma doença autoimune ou infecção que impede o corpo de produzir células sanguíneas adequadas.
  • Anemia hemolítica: causada por doenças genéticas ou infecções que destroem células sanguíneas anormais.
  • Anemia perniciosa: esta forma de anemia é causada pela deficiência de vitamina B12, geralmente devido à incapacidade do corpo de absorver a vitamina.

Saiba como o nutrólogo atua no diagnóstico e tratamento da anemia

O nutrólogo desempenha um papel importante no tratamento da anemia. Ele avalia o perfil nutricional do paciente, analisa os hábitos alimentares e avalia o estado de saúde metabólica. O objetivo é identificar as deficiências nutricionais, que podem contribuir para o desenvolvimento da anemia.

Uma vez identificados os fatores nutricionais envolvidos, o nutrólogo pode oferecer orientações nutricionais, suplementos alimentares, prescrição de medicamentos e dietas personalizadas. Estas recomendações servem para restaurar os níveis adequados de nutrientes e promover a saúde do paciente.

Pessoas com anemia severa podem precisar de suplementos orais ou injeções para aumentar o nível de glóbulos vermelhos.

Além disso, mudanças na dieta, como o consumo de alimentos ricos em ferro e vitamina B12, também podem ajudar a tratar a anemia.

O nutrólogo também pode ajudar o paciente a compreender melhor a doença, para que ele possa gerenciar sua condição de forma mais eficaz. Por exemplo, um nutrólogo pode fornecer informações sobre os sintomas da anemia, as principais causas subjacentes e os possíveis tratamentos.

Nutrologia e tratamento para anemia em Brasília

Em Brasília, conte com o atendimento multidisciplinar e a orientação do Dr. Celso Melo, nutrólogo experiente para ajudar você no tratamento da anemia.

(61) 9 9954-8881⠀

(RT: Dr. Celso de Paiva Melo | CRM-DF: 13137 | RQE: 6524, 5459 e 19116)⠀