O que é Nutrologia?
A Nutrologia é a ponte entre boa alimentação e qualidade de vida.
De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), trata-se da especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os nutrientes nos alimentos, na alimentação e no nosso organismo, de modo a evitar o desenvolvimento de doenças e alterações maléficas para o corpo.
Por isso, cada vez mais a especialidade é procurada por pacientes que desejam entender, de fato, o poder dos alimentos, incluindo formas para prevenir doenças metabólicas associadas à ingestão inadequada de nutrientes.
Prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do trato alimentar: estes são os propósitos de um médico nutrólogo.
Anemia
Diabetes
Obesidade
Deficiência de vitaminas
Hipertensão
Anorexia
Quando procurar um médico nutrólogo?
A alimentação é a base da nossa vida e é importante que ela seja equilibrada. Por isso, comer de mais ou de menos pode ser prejudicial, afetando não só a saúde física, mas também a mental.
É fundamental buscar ajuda de um médico nutrólogo ao perceber sinais como:
Baixa energia;
Cansaço frequente;
Constipação ou diarreia;
Apatia ou irritabilidade;
Imunidade baixa;
Mau hálito.
Considerando todo o histórico de vida e a alimentação do paciente, o médico nutrólogo pode diagnosticar e tratar diversas doenças.
Qual é a diferença entre o nutrólogo e o nutricionista?
Embora ambos os profissionais possam trabalhar juntos, um complementando o trabalho do outro, existem algumas diferenças entre as profissões. A primeira diferença é na formação acadêmica. O nutrólogo, formado em medicina, se especializou em nutrologia. O nutricionista, por sua vez, formou-se em nutrição.
Desse modo, o nutricionista estuda os alimentos e seus efeitos no organismo humano, indicando dietas e suplementações de acordo com os objetivos do paciente. Já o nutrólogo, avalia a saúde do paciente como um todo por meio de consultas e exames, além de, se for o caso, prescrever medicamentos para minimizar sintomas de doenças.